A III Reunião da Comissão Bilateral de Alto Nível permitiu a assinatura de um novo instrumento jurídico, cujo conteúdo trata de um programa de cooperação para o desenvolvimento da agricultura em áreas irrigadas, bem como da agricultura familiar.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Angola (Mirex), o documento contribuirá para fortalecer o intercâmbio e a parceria estratégica entre os dois Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O texto foi assinado pelo chefe da Cooperação Internacional da Mirex, Carlos Sardinha, e pelo diretor da agência de cooperação brasileira, Rui Carlos Pereira, em cerimônia presidida pelos respectivos ministros das Relações Exteriores, Téte António e Carlos Alberto Franco França, que chegaram na capital na véspera. Após a assinatura do protocolo, Franco França entregou ao chefe da Mirex a notificação para a entrada em vigor do Acordo de Defesa entre os dois Estados.
De acordo com António, os instrumentos legais ajudarão a alavancar e aprofundar a cooperação, com o objetivo de alcançar benefícios mútuos.
Com relação ao setor agrícola, ele destacou o interesse em aproveitar a experiência da nação sul-americana, uma vez que, disse ele, esta é uma área prioritária para o governo, que está empenhado em diversificar a economia nacional.
Por sua vez, o chefe da diplomacia brasileira reafirmou o desejo mútuo de tirar proveito das oportunidades econômicas e comerciais, bem como de tratar de várias questões bilaterais e multilaterais.
Segundo Mirex, os dois países têm excelentes relações de cooperação em vários domínios, com ênfase especial na política, diplomacia, economia, defesa, transporte, cultura e negócios.
mem/mjm/bm