Um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores afirma que a situação pós-Covid-19, a redução de desastres, a juventude e o emprego estão entre os tópicos de sete painéis que estarão abertos até amanhã, quinta-feira 2 de junho.
A reunião intitulada “Dias de Diálogo UE-América Central, Novas Parcerias para o Desenvolvimento” proporcionará uma plataforma para um intercâmbio político e técnico renovado com vistas a fortalecer a parceria bi-regional diante de desafios como a transição verde e a transformação digital justa.
O fórum será aberto pelos Ministros das Relações Exteriores, Erika Mouynes, do Trabalho, Doris Zapata, e do Desenvolvimento Social, María Inés Castillo, que será acompanhada pela Presidente da Fundação Europa-América Latina e Caribe, Leire Pajín.
A noite no Palácio Bolivar, que também contará com a presença do vice-diretor do Centro de Desenvolvimento da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Federico Bonaglia, será abordada pelo Alto Representante da UE para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, via videoconferência.
O discurso de abertura será proferido pelo Diretor da Fundação Carolina, José Antonio Sanahuja, que falará sobre a revitalização da parceria estratégica regional pós-pandêmica e a nova ordem mundial.
De acordo com o programa, estão previstas intervenções sobre diversas abordagens de desenvolvimento, cooperação científica, gestão de risco, contribuições para projetos conjuntos e a transição digital, amigável e justa.
As audiências abertas são destinadas aos formuladores de políticas dos países da América Central e da UE, representantes de organizações internacionais e multilaterais, do setor privado, da sociedade civil, especialistas e acadêmicos.
oda/ga/bm