“As sanções pressionaram nossos negócios. No entanto, sempre aderimos a uma abordagem conservadora de gestão de capital. Mantivemos uma reserva acima dos limites do Banco da Rússia, necessária para manter nossa suficiência em um momento estressante”, explicou o diretor do Sberbank, Guerman Gref.
Em sua opinião, a capitalização dos lucros de 2021 será suficiente para atender a todos os limites do Banco Central sobre adequação de capital e continuar emprestando tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
De acordo com as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros, o lucro líquido do Sberbank aumentou 64% em 2021 em comparação com 2020, informou a agência de notícias TASS.
Os membros da UE concordaram na segunda-feira com um sexto pacote de sanções contra a Rússia, que inclui um embargo parcial diferido ao petróleo, uma extensão da lista negra, a exclusão do Sberbank e dois outros bancos nacionais do sistema Swift e a proibição de transmissão em território comunitário para três canais de televisão deste país.
A este respeito, a presidente do Conselho da Federação (Senado) da Rússia, Valentina Matvienko, salientou que as medidas contra o seu país chegaram ao limite, mas nunca produziram os resultados esperados pelos países ocidentais.
Ressaltou que os autores das mais de 10.000 medidas econômicas, financeiras e comerciais implementadas contra seu país, a maioria delas nos últimos três meses, admitiram ter esgotado as possibilidades de continuar a guerra de sanções.
mem/mml/jcfl