O apelo incidirá na Semana Nacional de Prevenção do Ministério do Meio Ambiente, agendada entre os dias 5 e 11 deste mês e com o objetivo de reduzir as áreas queimadas este ano em pelo menos 25 por cento de suas taxas anuais.
A coordenação com ministérios parceiros e departamentos oficiais ajudará a conscientizar a população libanesa sobre a necessidade de proteger as florestas para a saúde do planeta.
O programa de atividades e campanhas comunitárias começará a partir da província norte de Akkar em todo o Líbano, com a participação de mais de 35 municípios, instituições e associações.
Dados oficiais indicam que nos últimos três anos a nação dos cedros perdeu cerca de 12 mil hectares de florestas como resultado de incêndios florestais.
Em 2019 foram queimados mais de 2 mil 600 hectares de terra, no ano seguinte o número subiu para 7 mil 100 com danos nas florestas de cedro da Reserva da Biosfera de Chouf e em 2021 os números ultrapassaram os 2 mil 800 hectares e efeitos em terras florestais em Akkar.
A Semana Nacional de Proteção contra Incêndios visa limpar as florestas, conscientizar sobre os riscos e mudar o pensamento das gerações mais jovens em relação à conservação da biodiversidade.
No próximo domingo, Dia Mundial do Meio Ambiente, os países alertarão sob o slogan “Uma Terra” sobre os perigos do clima, perda de habitat e poluição.
mv/yma/glmv