A carga, destinada a apoiar o plano de combate ao Covid-19 no país, consiste em máscaras, batas de proteção e cirúrgicas, 40 ventiladores pulmonares, entre outros meios, equivalentes a mais de 65 mil euros.
É um grande prazer dar esta doação ao povo cubano em sua luta contra a pandemia, disse Shabbir Ahmad, Encarregado de Negócios da Embaixada da República Islâmica do Paquistão em Havana, que recordou com gratidão a “generosa ajuda” prestada pela ilha durante o terremoto de 2005.
O diplomata destacou o trabalho da brigada médica Henry Reeve, que tratou 80 mil pacientes e realizou 7 mil operações em hospitais de campo e em dois campos de emergência instalados em algumas das áreas mais difíceis de acessar afetadas pelo terremoto.
Shabbir Ahmad agradeceu à Autoridade Nacional de Gestão de Desastres de seu país, à Mincex, à MediCuba e ao Ministério das Relações Exteriores da nação caribenha, instituições que cooperaram para tornar a entrega possível.
“Esta doação é um pequeno gesto de boa vontade para com o povo amigo de Cuba”, enfatizou o diplomata, acrescentando que ambos os países desfrutam de excelentes relações de amizade que certamente continuarão a se fortalecer no futuro.
O vice-ministro insistiu no alto apreço e gratidão do povo cubano por tais manifestações de solidariedade, e observou que no contexto atual, agravado pelo aperto sem precedentes do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA, eles adquirem uma conotação maior.
Cuba reconhece a posição histórica do Paquistão de condenação do criminoso bloqueio americano, disse Rivas, que lembrou a ajuda fornecida pela nação asiática depois que os furacões atingiram a ilha.
“Recebemos a eterna gratidão do povo paquistanês pela ajuda incondicional que médicos, enfermeiras e técnicos de saúde cubanos ofereceram aos milhares de vítimas após o terremoto”, disse ele, acrescentando que isso semeou a semente para uma colaboração mais ampla nas esferas educacional, esportiva e cultural.
Também destacou a formação na maior das Antilhas de quase mil jovens paquistaneses em universidades médicas, que contribuem para a saúde e o bem-estar de milhões de seus compatriotas.
Assim como reafirmou a intenção de continuar fortalecendo a cooperação bilateral e o comércio em setores de interesse mútuo.
mv/kmg/glmv