Depois de dois anos comemorando virtualmente por conta da pandemia de Covid-19, o emblemático evento terá um tímido retorno ao presencial com um dia de autógrafos do autor em um hotel da capital.
“Este ano voltaremos timidamente ao formato tradicional. As vendas online estarão disponíveis de segunda-feira 13 a domingo 19 de junho, como de costume, e voltaremos ao formato presencial”, explica Max Chauvet, diretor geral do jornal Le Nouvelliste e organizador da feira ao programa de rádio Panel Magik.
Cerca de 75 autores assinarão seus exemplares para o público, incluindo os convidados de honra e os finalistas do Prêmio Henri Deschamps, prêmio que homenageia a excelência de uma obra de ficção escrita em francês ou crioulo.
Nesta ocasião, os organizadores homenageiam Dalembert, com uma extensa obra em prosa, poesia e ensaios, além de premiados como RFO (1999), Casa de las Américas (2008) e Thyde Monnier da Sociedad de Gente de Letras (2013) e com livros traduzidos em vários idiomas.
Por sua vez, Dumas também é jornalista do Le Nouvelliste, professor de literatura e ciências sociais, e contribuiu para importantes publicações como Haïti Libérée, revista Conjonction, Clarté Magazine, jornal Le Matin e Le Rouleau, L’ Informação e Le Courrier du Nord-Ouest.
O Livres en Foile nasceu em 1995 e é considerado um dos maiores eventos culturais do Haiti, permitindo que dezenas de escritores compartilhem seus textos.
jf/ane / fav