De acordo com um documento do Ministério da Saúde, o paciente veio de um país europeu, que não foi nomeado, detectado sob o protocolo estabelecido desde o lançamento de um recente alerta sanitário global.
Também disse que o estado de saúde do paciente, que permanece sob supervisão médica, é estável, sem motivo de preocupação.
Ele também disse que, após a identificação da pessoa infectada, os centros de operações de emergência de saúde pública realizaram investigações para rastrear e colocar sob vigilância médica possíveis contatos da pessoa infectada com o vírus, que até o momento não mostraram nenhum sintoma da doença.
Segundo fontes médicas, a varíola macaco é uma doença zoonótica rara – que pode ser transmitida entre animais e humanos – com sintomas similares aos produzidos pela varíola tradicional, embora menos grave.
Mais de 550 casos de varíola macaco foram confirmados até agora em 30 países, disse na véspera o Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde Tedros Adhanom Ghebreyesus.
mv/obf/bm