Muttaqi avaliou a partida com A delegação visitante, chefiada por JP Singh, secretário adjunto do Ministério das Relações Exteriores da Índia, como “um bom começo nos laços” entre os dois países, refletiu a agência de notícias afegã The Khaama Press.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia disse em um comunicado que a visita visa supervisionar as operações para fornecer assistência humanitária ao Afeganistão.
Nova Délhi disse que está enviando mais ajuda médica e grãos para o estado vizinho.
Muttaqi agradeceu o gesto e destacou a retomada dos projetos da Índia, sua presença diplomática no Afeganistão e a prestação de serviços consulares aos afegãos, particularmente estudantes e pacientes, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores afegão, Abdul Qahar Balkhi.
Chegando a Cabul, JP Singh visitou a Escola Secundária Habiba e o Instituto de Saúde Infantil Indira Gandhi, através do qual seu país distribui vacinas.
Índia enviou 20 mil toneladas de trigo, 13 toneladas de medicamentos, 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e roupas de inverno para o Afeganistão, onde cerca de 23 milhões de pessoas sofrem com a crise alimentar no país devastado pela guerra.
Nova Délhi presenteou o Irã com um milhão de doses da droga Covaxin, em uma base doméstica, para administrar aos refugiados afegãos de lá. Também ajudou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o fornecimento de quase 60 milhões de doses de vacinas contra a poliomielite e duas toneladas de outros medicamentos essenciais.
A Delegação Índia planeja visitar funcionários de várias organizações internacionais envolvidas na distribuição de ajuda humanitária no Afeganistão.
Embora Nova Deli não tenha relações diplomáticas com o governo talibã distribui assistência à população por meio de agências especializadas da ONU, como a Organização Mundial da Saúde e o Programa Mundial de Alimentos.
ymr/abm/ls