Proveniente da Jamaica, Guadalupe, Porto Rico, Colômbia e do país anfitrião, a exposição programada para a galeria Collage Habana reflete “o protagonismo do imaginário poético caribenho e a constante rivalidade entre as influências vernáculas e estrangeiras”.
A iniciativa está inserida no programa da Terceira Bienal de Design que até 19 de junho desenvolve atividades em Havana e na província de Camagüey com o objetivo de promover esta arte e seu valor no desenvolvimento econômico da nação. Durante o dia, também será inaugurada a exposição Breves miragens de pinturas, do artista José Perdomo García, que apresentará 17 paisagens rurais em óleo sobre tela, em pequeno, médio e grande formato na Casa del Alba Cultural.
Por sua vez, a galeria Wilfredo Lam sediará a exposição virtual Sorbos Martianos, que se torna um compromisso de duas pessoas dos criadores Onier Rodríguez López e Gerlys Álvarez Chacón para homenagear a figura do apóstolo José Martí.
Sob o lema “Além do possível”, o evento dedicado ao design cubano promoverá ações teóricas, práticas e oficinas para gerar propostas reais aplicáveis à atual indústria, economia e sociedade cubana, desde suas urgências mais prementes.
O local central será o centro cultural Habana Espacios Creativos, mas o evento ocupará outras instituições e permitirá a criação de alianças de trabalho com empresas estatais e privadas e o meio acadêmico para ampliar as perspectivas de crescimento da profissão.
ymv/yrv/ls