O autarca desta cidade russa, Alexei Kopaigorodski, anunciou a chegada do presidente senegalês na rede social Telegram, adiantando que a visita visa estabelecer negociações entre as duas autoridades. O Kremlin anunciou na véspera que a reunião contará com a presença do presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, e incidirá na cooperação da Rússia com o bloco regional, nomeadamente na intensificação do diálogo político, econômico e humanitário.
Também está prevista uma troca de pontos de vista sobre a agenda internacional e o desenvolvimento das relações russo-senegalesas.
O encontro terá lugar em plena crise alimentar na região africana, e servirá para estabelecer mecanismos de cooperação para o efeito, detalhou a assessoria de imprensa presidencial russa.
A Rússia e a Ucrânia atualmente cobrem mais de 40% das importações de trigo da África, embora em países como Ruanda, Tanzânia e Senegal essa porcentagem aumente para mais de 60.
No entanto, no Egito é mais de 80%, enquanto Benin e Somália importam 100% de suas necessidades de trigo de Moscou e Kyiv.
No dia 25 de maio, em relação às comemorações do Dia da África, o chefe de Estado russo assegurou que seu país e todas as nações africanas como um todo poderão garantir segurança e estabilidade no mundo.
Putin também expressou a certeza de que, agindo em conjunto, poderão desenvolver e implementar inúmeros projetos e iniciativas em vários campos, como um bem para países e povos e “para fortalecer a segurança e a estabilidade na África e em todo o mundo “.
Da mesma forma, destacou como, nas últimas duas décadas, os Estados daquele continente conseguiram muito através de esforços conjuntos e estabeleceram mecanismos de resposta coletiva a conflitos e crises locais, o que permitiu que os processos de integração regional avançassem de forma constante em vários formatos. O presidente russo salientou ao mesmo tempo que a África goza de um prestígio crescente no cenário mundial e desempenha um papel cada vez mais importante na resolução de questões importantes da agenda internacional.
ymr/odf/ls