Para a etapa 2026-2030, esse percentual de participação deve chegar a 75%, de acordo com a Estratégia de Cooperação para atração de investimento estrangeiro no período 2021-2030 ratificada pelo vice-primeiro-ministro Pham Binh Minh.
O plano visa atrair investidores da Coreia do Sul, Japão, Singapura, China, Taiwan, Malásia, Tailândia, Índia, Indonésia, Filipinas, França, Alemanha, Itália, Espanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, estabelecem as metas que metade dos grupos multinacionais na lista das 500 maiores do gênero elaboradas pela revista Fortune operem no Vietnã.
Outro objetivo mencionado na Decisão 667/QD-TTg é colocar o país no grupo dos três líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e os 60 do mundo, segundo a classificação do Banco Mundial quanto ao ambiente de negócios.
A estratégia também sugere soluções para aumentar a eficiência da cooperação em prol da atração de investimento estrangeiro, e propõe estimular o avanço das entidades nacionais para a integração internacional.
Além disso, segundo a agência de notícias VNA, oferece suporte às pequenas e médias empresas em suas operações e conexão com capital estrangeiro, especialmente nas áreas de alta tecnologia da quarta revolução industrial e serviços financeiros, entre outros.
hp/mpm/ans
PL-18
2022-06-04T04:56:50