Por meio do Twitter, o presidente lembrou que a ilha tem uma nova Lei de Recursos Naturais e Meio Ambiente, inclui o meio ambiente na Lei de Proteção ao Patrimônio e criminaliza crimes ambientais no Código Penal.
No #DiaMundialdoMeioAmbiente, é fundamental lembrar aquele discurso de #Fidel no #RiodeJaneiro em 1992. Parece dito para hoje, Díaz-Canel expressou em outra de suas mensagens naquela rede social.
Referiu-se assim ao discurso do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Brasil, onde alertou há 30 anos sobre o impacto negativo do homem sobre a natureza.
“Pare com o egoísmo, pare com o hegemonismo, pare com a insensibilidade, a irresponsabilidade e o engano. Amanhã será tarde demais para fazer o que deveríamos ter feito há muito tempo”, disse Fidel Castro naquela ocasião, na qual defendia uma ordem econômica internacional justa.
Desde 1973, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância de cuidar dos ecossistemas e promover o respeito à natureza.
jcm/evm/sc