5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Putin rejeita tentativas de culpar a Rússia pela escassez de alimento (+Foto)

Putin rejeita tentativas de culpar a Rússia pela escassez de alimento (+Foto)

Moscou, 5 de jun (Prensa Latina) O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou hoje as tentativas de culpar este país por problemas de escassez no mercado mundial de alimentos.desfavorável no mercado mundial de alimentos não começou a se desenvolver ontem e nem mesmo a partir do momento em que a Rússia lançou uma operação militar especial em Donbass, na Ucrânia", ressaltou.

Na sua opinião, as dificuldades começaram a tomar forma já em fevereiro de 2020 durante o processo de enfrentamento da pandemia de Covid-19, que afetou fortemente a economia mundial.

Lembrou que então as autoridades financeiras e econômicas de vários países tomaram a decisão, também nos Estados Unidos, de injetar grandes somas de dinheiro para apoiar a população, as empresas individuais e os sectores da economia.

Segundo o chefe de Estado, Moscou fez “mais ou menos a mesma coisa, mas posso garantir, e o resultado é óbvio: fizemos com muito mais cuidado, fizemos a tempo, alcançamos o resultado desejado sem todos esses ações que afetam os indicadores macroeconômicos. , incluindo o aumento exorbitante da inflação”.

Explicou que em meio a essa situação, Washington colocou em circulação uma grande quantidade de dólares. “Foi um trabalho de impressão sem precedentes. A oferta total de dinheiro aumentou 38,6%”, disse ele.

Ele destacou que as autoridades financeiras dos Estados Unidos partiram do fato do dólar ser a moeda mundial e pensaram que, como antigamente, ele se dissiparia por toda a economia mundial e não afetaria o país. Mas “aconteceu que não era o caso”, esclareceu.

Nesse sentido, Putin chamou a atenção para declarações da Secretaria do Tesouro dos EUA, que recentemente reconheceu o erro. “Então isso é um erro das autoridades financeiras e econômicas dos EUA, não tem nada a ver com as ações da Rússia na Ucrânia”, enfatizou.

Para o presidente russo, este foi um passo muito sério para o desenvolvimento de uma situação desfavorável no mercado de alimentos, porque, em primeiro lugar, os preços dos alimentos subiram.

Ele acrescentou que o segundo motivo dos problemas atuais é a política míope dos países europeus, e especialmente da Comissão Europeia, no setor de energia, que também causou o aumento de seus preços, algo com o qual a Rússia também não tem nada a ver.

Ele comentou que assim que os preços da gasolina subiram, o mesmo aconteceu com os preços dos fertilizantes, porque parte deles é produzida, entre outras coisas, às custas de seu uso como combustível.

O presidente lembrou que tudo está interligado e que o efeito de tal situação fez com que muitas empresas do setor, inclusive as de países europeus, deixassem de ser lucrativas, deveriam fechar, então o volume de fertilizantes no mercado mundial caiu drasticamente e os preços aumentaram “dramaticamente”.

Ele quis dizer que a situação do setor piorou quando a operação russa na Ucrânia começou e tanto os Estados Unidos quanto a União Europeia implementaram sua política de sanções contra a Rússia, que ocupa 25% do mercado mundial de fertilizantes e, junto com a Bielorrússia, 45% . do volume de fertilizantes potássicos.

“E o rendimento depende da quantidade de fertilizantes investidos no solo. Assim que ficou claro que não haveria nossos fertilizantes no mercado mundial, seus preços como alimentos subiram imediatamente, porque se não há fertilizantes, há sem volume. produção agrícola”, disse ele.

Mas alertamos sobre isso, e isso não tem nada a ver com nenhuma operação militar russa no Donbass, não tem nada a ver com isso, ressaltou. Putin reiterou que Moscou não tem absolutamente nada a ver com isso. “Nossos próprios parceiros cometeram muitos erros e agora estão procurando alguém para culpar e, claro, nesse sentido, a Rússia é o candidato mais conveniente para isso”, enfatizou.

mem/mml/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES