O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) é responsável por receber as propostas, por meio da Secretaria-Geral da entidade, nas 24 Delegações Provinciais ou nos escritórios consulares do Equador no exterior.
Conforme especificado pelo órgão, os cidadãos poderão se inscrever no Conselho até as 23h59 (horário local) de quarta-feira, 15 de junho.
Entre os requisitos para se candidatar, individualmente ou sob os auspícios de organizações sociais, está ser equatoriano, ser titular dos direitos de participação, ter 18 anos de idade, bem como comprovar notória probidade na gestão adequada e transparente de fundos públicos.
Da mesma forma, devem ter experiência em organizações sociais, na participação cidadã, no combate à corrupção, na defesa do interesse geral e ter um diploma de terceiro nível registrado no Sistema de Ensino Superior.
O formulário único de candidatura, bem como os regulamentos e instruções que detalham as proibições e inabilitações, encontram-se publicados no site da CNE.
A eleição dos membros dos Cpccs coincidirá com as votações seccionais, marcadas para fevereiro de 2023, altura em que os eleitores definirão 23 prefeitos e igual número de vice-prefeitos, 221 autarcas, vereadores urbanos, vereadores rurais e titulares das juntas de freguesia .
mem/scm/ls