No que diz respeito à celebração do Dia Mundial da Alimentação neste dia, a vice-ministra do Ministério da Saúde Pública (MINSAP) Carilda Peña informou que, em relação a este tema, está a ser realizado um trabalho conjunto com várias entidades do sector agrícola, industrial, comercial e ambiental.
Seu discurso ocorreu durante uma cerimônia realizada por ocasião do aniversário presidida pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Elba Rosa Pérez, e representantes de organizações do sistema das Nações Unidas.
A ilha tem, acrescentou, um Centro Coordenador de Segurança Alimentar e outras políticas estão a ser aperfeiçoadas no sentido de melhorar o trabalho desenvolvido pelo sector não estatal e na industrialização destes produtos.
O Minsap trabalha para fortalecer um sistema que abrange toda a cadeia produtiva de alimentos e, por meio da fiscalização sanitária estadual, mantém um programa de vigilância e estudo das doenças transmitidas por estes, disse.
Da mesma forma, destacou que está sendo realizada a vigilância ativa de contaminantes em alimentos e sua certificação sanitária.
Para fazer face aos desafios da produção alimentar, às exigências de segurança no comércio internacional e à garantia da saúde, desenham-se prioridades, entre as quais o reforço das capacidades dos laboratórios de saúde e o desenvolvimento de sistemas nutricionais que ajudem a mudar hábitos nocivos, disse.
Ele também mencionou a necessidade de melhorar o trabalho das autoridades reguladoras e seu credenciamento, e a importância da implementação do Plano Nacional de Resistência Antimicrobiana.
A Política de Segurança Alimentar, implementada desde 2017, e também o Decreto-Lei 9, que estabelece os princípios para garantir o acesso a alimentos saudáveis e nutritivos em toda a cadeia alimentar, constituem algumas das regulamentações implementadas por Cuba.
O Dia Mundial da Segurança Alimentar, instituído em 2018 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, tem como lema este ano Alimentos seguros, melhor saúde.
acl/ifs/glmv