Os habitantes dos municípios de Jovellanos, Unión de Reyes e Pedro Betancourt se refugiaram em casas de bairro e centros de evacuação autorizados pelo Estado diante das inundações causadas por chuvas acumuladas que ultrapassam 200 milímetros, segundo um relatório da Agência Cubana de Notícias.
O jornal Girón mostrou imagens de cidades onde a água chegava à cintura das pessoas, enquanto a chuva continuava em solos saturados de umidade.
A Companhia de Aproveitamento Hidráulico de Matanzas declarou à imprensa local que a situação mais complicada está na barragem de Bibanasí, que está com 154 porcento de sua capacidade de reservatório e despeja 127,3 metros cúbicos por segundo.
De acordo com o Centro Meteorológico Provincial, nas últimas 24 horas as chuvas tornaram-se numerosas e contínuas na maior parte da província ocidental, associadas a um fluxo sul muito úmido proveniente do Mar do Caribe em interação com um cavado estendido sobre a área de previsão.
Acresce a informação de que a situação gerou a partir do final da manhã de segunda-feira extensas áreas de chuva com trovoadas, que se tornaram fortes e intensas em muitas localidades do território provincial provocando inundações nas zonas baixas.
car/jfs/glmv