Durante a sessão do corpo legislativo para eleger os membros das comissões mistas, Berri anunciou a viagem do diplomata a Beirute nos próximos dias a pedido do estado libanês em vista das manobras israelenses no campo de gás Karish.
O Presidente da República, Michel Aoun, e o primeiro-ministro interino, Najib Miqati, concordaram na segunda-feira em convidar Hochstein para concluir as negociações para a demarcação da fronteira marítima, a fim de manter a estabilidade na região.
As mais altas autoridades libanesas decidiram fazer uma série de contatos diplomáticos com as Nações Unidas para explicar a posição do Líbano e a adesão aos seus direitos e riquezas sobre a água.
Da mesma forma, os governantes consideraram que qualquer exploração, prospecção ou extração realizada por Israel nas áreas disputadas constitui uma provocação.
Por sua vez, o chefe do Conselho Executivo do Hezbollah (Partido de Deus), Hashem Safi Al-Din, defendeu a capacidade e eficácia do Líbano na extração de gás e petróleo diante dos obstáculos dos Estados Unidos.
A tensão entre os dois países aumentou nos últimos dias quando um navio da unidade de produção de gás natural liquefeito Energean Power chegou ao campo de gás Karish, localizado na costa sul entre o Líbano e a Palestina ocupada.
mgt/yma/glmv