Este número representa 45.191 por cento da cobertura desde 2006, segundo Salvador Mansell, ministro de Energia e Minas da nação centro-americana, conforme explicado no boletim digital Informe Pastrán.
Ressaltou que, graças aos esforços do governo sandinista, de 2007 até hoje foram implementados nove mil 556 projetos para estender o serviço de eletricidade a todos os cantos do país.
Desta forma, disse o funcionário do governo, a eletricidade foi levada a 679.789 casas, beneficiando três milhões de 575.690 nicaraguenses.
Mansell também destacou o progresso em regiões anteriormente negligenciadas como o Caribe e Rio San Juan, onde cerca de US$ 27,71 milhões estão sendo investidos na instalação de painéis solares para comunidades remotas.
“Quando visitamos uma comunidade que não tinha energia e a visitamos alguns anos depois, a mudança é total, as oportunidades que ela representa para cada nicaraguense, para cada ser humano”, disse o também presidente executivo da Empresa Nacional de Trasmisión Eléctrica (Empresa Nacional de Trasmisión Eléctrica).
mem/ybv/bm