Segundo o Ministério das Comunicações da maior das Antilhas, foi assinado um memorando de entendimento com o Instituto Federal de Telecomunicações dos Estados Unidos Mexicanos.
Este documento mostra o excelente estado das relações entre México e Cuba, sublinhado em sua conta no Twitter, o vice-ministro da sucursal, Ernesto Rodríguez, que também teve uma reunião com o secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Houlin Zhao.
Revisamos as relações conjuntas, o trabalho de Cuba na UIT e atualizamos sobre o processo de informatização da sociedade, infraestrutura, serviços e transformação digital em Cuba, explicou Rodríguez.
Com a representação de Uganda, concordamos em identificar projetos e linhas de trabalho comuns em questões como capacitação em tecnologias de informação e comunicação, desenvolvimento de software e plataformas de governo eletrônico e comércio, disse o vice-chefe.
Rodríguez descreveu sua conversa com o vice-ministro de Desenvolvimento Digital e Transporte do Azerbaijão, Rovshan Rustamov, como frutífera.
O conclave – que vai até 16 de junho – reúne mais de 1.200 participantes, incluindo chefes de estado, ministros e muitos outros delegados de alto nível de todo o mundo para forjar alianças destinadas a conectar os 2,9 bilhões de pessoas que não têm acesso às tecnologias digitais e conectividade do mundo.
Antes do seu início, a UIT classificou a conferência como histórica, explicando que procura promover a transformação digital em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
mem/joe/glmv