A possibilidade de retomar as negociações de paz entre Moscou e Kyiv, as exportações ucranianas de grãos, bem como os planos da Turquia de realizar uma nova operação militar no norte da Síria, são prioridades do encontro, segundo a agência de notícias TASS.
O diálogo entre as delegações dos dois países decorre no palácio presidencial da capital turca à porta fechada e espera-se que no final do encontro os responsáveis dos Negócios Estrangeiros ofereçam uma conferência de imprensa conjunta.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Lavrov e Cavusoglu também analisarão o estado e as perspectivas das relações russo-turcas, bem como questões internacionais e regionais atuais, como a situação na Síria, Líbia, Nagorny-Karabakh, Balcãs, Afeganistão e Ásia Central.
O canal de televisão TRT informou na véspera que esta semana está ocorrendo em Istambul uma reunião de representantes de Ancara, Moscou, Kyiv e das Nações Unidas para a aprovação de um corredor que permite a exportação de grãos da Ucrânia.
Ele anunciou que o mecanismo de implementação do roteiro e fornecimento de cereais ucranianos através do Mar Negro está quase pronto e deve ser aprovado nessa reunião.
No dia anterior, os ministros da Defesa da Turquia e da Rússia, Hulusi Akar e Sergei Shoigu, mantiveram uma conversa telefônica na qual ambos concordaram que Ancara está pronta para garantir a segurança das exportações de grãos dos portos da Ucrânia.
oda/mml / fav