A entidade relembrou os primeiros passos de Lamming em sua sede em 1968 e o intercâmbio sustentado por mais de 40 anos graças à sua gestão e desejo de criar alianças entre os países do Caribe.
Os arquivos do centro testemunham seu trabalho em prol da cooperação regional e da amizade que teve com outros grandes intelectuais da ilha, como Roberto Fernández Retamar, Mariano Rodríguez, Nancy Morejón, Emilio Jorge Rodríguez e Yolanda Wood.
A instituição guarda com zelo os artigos do escritor, depoimentos e fotografias das reuniões onde esteve e muitas de suas obras que viram a luz em inglês e/ou espanhol no Fundo Editorial da Casa das Américas.
O Primeiro Encontro de Escritores Latino-Americanos em 1975, a publicação de seu conto “Lobos da mesma ninhada” no número 91 da revista Casa e depois “Em um casamento de primavera” na 102ª edição de 1977 comprovam tais afirmações.
Lamming também foi membro do júri do Prêmio Literário Casa das Américas na seção Literatura do Caribe em Inglês em 1976 e, três anos depois, participou do Simpósio sobre Identidade Cultural do Caribe organizado no âmbito da Carifesta.
Em um artigo publicado no portal digital La Ventana, são nomeadas as ações realizadas pelo barbadiano no local de que era aliado e em um momento profícuo em termos de relações e intercâmbio cultural.
Seu trabalho possibilitou na década de 1980 a celebração anual de conferências sobre soberania cultural em Granada e, ao mesmo tempo, a presença de delegados do Caribe hispânico e anglófono no evento.
A última atividade listada pela entidade regional junto com o escritor foi a comemoração de seu 80º aniversário, que incluiu a entrega do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Havana.
“A Casa foi desde então o que chamo de casa da reconciliação, (…) foi pensada para unir todos os elementos e todas as dimensões desta região, que de outra forma não teriam convergido (…)”, Lamming disse na época.
Com essas palavras, o centro relembrou seu legado, comprometida em nunca deixá-lo morrer e grata por “ter sido um receptáculo para a germinação de tantos projetos, tantas idéias, tantos sonhos”.
oda/yrv/cm