Segundo o escritório do porta-voz da ONU, Guterres estará na sessão plenária, na qual os líderes de alguns países da região, como México e Honduras, decidiram não comparecer.
O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador alegou que sua ausência foi motivada pelo fato de nem todos os estados da região terem sido convidados para a cúpula.
A este respeito, ele pediu uma mudança na política de exclusão que vem sendo imposta há séculos por aqueles que procuram dominar e não respeitam a soberania.
Do meu ponto de vista, disse ele, eles estão agindo com ódio e não querem a irmandade dos povos.
“Eles estão fazendo um povo auto sacrificial e digno como o povo de Cuba sofrer muito”, lamentou, referindo-se ao bloqueio dos EUA como genocídio e uma flagrante violação dos direitos humanos.
Por sua vez, a presidente hondurenha Xiomara Castro questionou a legitimidade da cúpula devido à recusa do país organizador em convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela.
O Chefe de Estado expressou seu desacordo com a natureza exclusiva da reunião, que está em sessão desde segunda-feira.
“Se todas as nações não estão aqui, não é a Cúpula das Américas”, sublinhou a líder hondurenha em sua conta oficial no Twitter.
Em Havana, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel disse na véspera que Washington não compreende os problemas e as necessidades da América Latina e do Caribe.
Os povos desses países anseiam por justiça, sofrem com o subdesenvolvimento e a crescente desigualdade, e não podem mais tolerar o contínuo roubo de suas riquezas naturais e a exploração de seus trabalhadores, ressaltou.
Díaz-Canel insistiu que o plano de ação elaborado na reunião regional não estará em sintonia com as urgências da região, nem buscará uma solução para problemas como migração irregular, enfrentamento da mudança climática, desigualdade e manifestações de discriminação.
A exclusão de países da área da IX Cúpula das Américas gerou numerosas críticas e os líderes da região expressaram sua solidariedade com Cuba, após reconhecerem que a ilha teria muito a contribuir para o evento organizado em Los Angeles.
jf/ifb/bm