A diretora geral da instituição, Elvira Corbelle, explicou que se trata de uma amostra de documentos sobre o funcionamento do centro, a presença das mulheres, a importância da superação de seus especialistas e a evolução dos métodos de trabalho desde sua fundação, em 1840.
Em relação à data, acrescentou, o centro vai realizar o último dia da XXI Oficina de Arquivo e História, que abordará questões relacionadas com a gestão documental, administração de arquivos, uso de tecnologia, entre outras.
A programação do dia também destaca a apresentação do diretor da empresa canadense Isoltec, Enrique Villagra, interessado em colaborar com o Arquivo Nacional na questão da restauração e recuperação de documentos, fotos, livros, músicas e outros fundos que a instituição preza.
Villagra insistiu na importância do processo de digitalização de arquivos, especialidade na qual a Isoltec corp tem experiência, equipamentos e insumos necessários para desenvolver o processo, tão necessário para a conservação.
O diretor geral da instituição endossou a qualidade das propostas da Isoltec, que atendem aos parâmetros e requisitos necessários de acordo com os padrões estabelecidos no país.
Esta data é comemorada todo dia 9 de junho desde 2008 por decisão do Conselho Internacional de Arquivos, com apoio das Nações Unidas.
A data foi escolhida porque naquele dia, em 1948, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura estabeleceram a criação do referido Conselho, cuja principal missão é defender a proteção e conservação do patrimônio documental.
jf/ypp / fav