O compromisso foi feito durante a visita oficial em andamento a Nova Délhi pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, informou o veículo.
Abdollahian chegou a esta capital na quarta-feira, sua primeira estada na Índia desde que assumiu o cargo em agosto de 2021.
Ambos anunciaram que os delegados dos dois países se reunirão em breve para discutir os aspectos operacionais da instalação portuária iraniana.
Para a Índia, a enseada de Chabahar é um projeto muito necessário para o acesso marítimo ao Afeganistão, que não tem litoral.
É também um centro de trânsito comercial, pois é uma rota mais barata e mais estável para outros países sem litoral da região chegarem à Índia e ao mercado global.
O ministro das Relações Exteriores iraniano visitou o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e também teve uma reunião com o conselheiro de segurança nacional Ajit Kumar Doval.
Ao recebê-lo, o governante indiano lembrou os laços culturais e civilizacionais de longa data entre os dois países, segundo nota do Ministério das Relações Exteriores.
Os lados discutiram iniciativas de cooperação bilateral em andamento, com o primeiro-ministro indiano enfatizando que ambas as nações devem trabalhar para acelerar os intercâmbios na era pós-pandemia do COVID-19.
Modi pediu ao ministro das Relações Exteriores iraniano que transmita suas saudações ao presidente Ebrahim Raisi, com quem espera se encontrar em breve.
Da mesma forma, o ministro iraniano informou seu colega indiano Subrahmanyam Jaishankar sobre a situação atual relacionada ao Plano de Ação Integral Conjunto.
Jaishankar apreciou o papel do Irã em facilitar a assistência médica da Índia ao Afeganistão, incluindo o fornecimento de vacinas Covid-19 para cidadãos indianos que residem no Irã.
Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores destacou que a Índia e o Irã compartilham estreitos laços históricos e civilizacionais e as relações bilaterais são marcadas por fortes laços entre instituições, cultura e laços entre os povos.
Ambos os lados reconheceram a importância da cooperação bilateral no campo da conectividade regional e revisaram os progressos realizados no terminal Shahid Beheshti do porto de Chabahar.
Os dois ministros também discutiram questões internacionais e regionais e reafirmaram a importância de fornecer assistência humanitária imediata ao povo afegão, bem como a necessidade de um sistema político representativo e inclusivo em apoio a um Afeganistão pacífico, seguro e estável.
jf/abm / fav