Inaugurado no dia 4 com o filme Il Padre D´Italia, realizado em 2017 por Fabio Mollo, o ciclo segue nesta quinta-feira com uma tarde de curtas encabeçada pelo curta de animação Bagni de Laura Luchetti, sobre uma velha que ama a ordem e limpeza e adora sonhar.
As propostas também incluem outros títulos como Magnesio, obra ficcional de Adriano Ricci sobre a jovem ginasta Alice, Come Ieri, de um grupo de autores, e Battlefield, de Silvia Biagioni e Andrea Laudate, lançado em 2020.
De acordo com a instituição cultural da ilha, o festival também inclui Teresa, de Gabriele Ciances, uma história de oito minutos sobre um italiano de meia-idade que sente falta de sua falecida esposa e busca uma cura prática, comovente e difícil para sua solidão.
Esqueça isso, de Manuel Marini, e Fuori Programma, de Carla Oppo, fecham a agenda deste dia da mostra, que inclui o filme La Traviata, de Mario Martone, exibido na sexta-feira, e como clímax Fiore Gemello, de Laura Luchetti.
O Festival Orizzonti na ilha presta homenagem ao roteirista, poeta, jornalista e pintor Cesare Zavattini, considerado um dos principais teóricos e defensores da corrente neorrealista, e à região do Lácio, beirando o Mar Tirreno.
jf/dgh / fav