Vinte anos após sua primeira edição, o evento propõe oito longas-metragens narrativas, cinco curtas-metragens, uma série e quatro documentários de cineastas da região, entre os quais se destacam títulos como El Visitante, Carajita, Mamá, Ñañao e Beba.
Dirigido pelo boliviano Martín Boulocq, o filme El Visitante terá sua estreia mundial no âmbito do evento, pois abordará uma história de relações familiares, reintegração de condenados à sociedade e a presença do evangelismo na Bolívia, ambientada na cidade de Cochabamba.
Por sua vez, o documentário Sansón and Me, do mexicano Rodrigo Reyes, aprofunda a vida complicada de um imigrante que acabou condenado à prisão perpétua na Califórnia, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão sobre questões como assassinato, violência e gangues.
Outros filmes com presença latina em Tribeca incluem Huesera, da mexicana Michelle Garza Cervera, e Allswell, dirigido por Ben Snyder e estrelado por Elizabeth Rodriguez.
A nova série de televisão Menudo: Para sempre jovem, representa a ascensão e queda da banda icônica dos anos 1980, enquanto a seleção de curtas-metragens se destaca na seção Condição Humana.
Desde a sua criação por iniciativa de Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff, o festival reúne obras e públicos diversos, descobre novas vozes no mundo do cinema e promove a contação de histórias a partir de todas as plataformas.
Nesta ocasião, exibe 110 longas-metragens e 15 estreias online, realizados por 150 cineastas de 40 nações, enquanto 43 curtas-metragens, 10 videoclipes, nove estreias online e 18 curtas-metragens concorrem aos prêmios do encontro.
rgh/lbl/asd/jcfl