Cuba sempre lhes será grata, disse o presidente cubano, que entregou as medalhas Olo Pantoja e Labour Feat aos mais de 170 combatentes e trabalhadores que participaram da operação de resgate e atendimento às vítimas do acidente.
O secretário-geral da Central dos Trabalhadores de Cuba, Ulises Guilarte, lembrou como espontaneamente, a vontade de ajudar se materializou em centenas de atos heróicos para socorrer as vítimas, preservar a ordem e a segurança e compensar prontamente os danos.
Em 6 de maio, um vazamento de gás causou uma explosão no andar térreo do Saratoga Hotel, resultando em 99 feridos e 46 mortes.
A onda de choque também causou danos a instalações próximas, como o Teatro Martí, uma escola primária e edifícios residenciais, cujos ocupantes estão localizados em instalações do governo enquanto suas casas são recuperadas.
Enquanto a instituição de ensino já está recuperada, brigadas de construção especializadas estão a trabalhar nos restantes edifícios, de maior complexidade construtiva, incluindo o próprio hotel, que, neste momento, não apresenta danos que comprometam a sua estabilidade.
rgh/jfs/glmv