Os participantes do encontro mostraram “interesse em gerar um espaço comum para compartilhar projetos e ideias em biotecnologia e desenvolvimento de imunizantes”, divulgou a entidade anfitriã nesta capital.
Entre as conquistas mais recentes do IFV destacam-se as biológicas contra a Covid-19 Sovereign 02 e Sovereign Plus, a única do mundo desenvolvida para crianças entre 2 e 5 anos de idade.
Também está trabalhando na vacina candidata Soberana 01, que se mostrou superior na resposta induzida em adultos com mais de 60 anos e em pessoas cuja reação à imunização primária não foi a esperada.
Outros produtos importantes em seu portfólio são a vacina atenuada contra o cólera (CV638), a vacina multivalente contra a doença meningocócica e a vacina conjugada contra a febre tifoide.
As autoridades chilenas reconheceram aqui em viagens anteriores os excelentes níveis de saúde de Cuba, seus baixíssimos indicadores de mortalidade infantil e materna e sua alta expectativa de vida, semelhante à de sua nação.
rgh/znc/glmv