Tivemos cerca de 10 casos suspeitos de varíola de macaco e outras amostras estão sendo examinados atualmente, mas hoje confirmamos o primeiro caso, disse Nedzelsky, citado pela televisão da capital.
De acordo com Wojciech Andrusiewicz, secretário de imprensa do Ministério da Saúde polonês, o paciente está em isolamento no hospital, sem revelar qualquer outra informação sobre sua condição ou paradeiro exato.
A varíola macaco é uma doença viral rara que ocorre principalmente em áreas remotas da África central e ocidental, localizadas perto de florestas tropicais.
O primeiro caso de transmissão da doença de animal para humano foi registrado em 1970 no território da República Democrática do Congo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus é transmitido ao homem por animais selvagens, como roedores e primatas, e sua propagação secundária através da transmissão de homem para homem é limitada.
A taxa de fatalidade de casos de surtos de varíola macaco é geralmente entre 1% e 10%, com a maioria das mortes ocorrendo em faixas etárias mais jovens.
Atualmente, não há vacina específica contra a doença, mas a vacinação contra a varíola macaco oferece proteção contra a doença a um nível de 85 por cento.
mv/amp/bm