22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente de Cuba envia mensagem de solidariedade à Cúpula dos Povos

presidente-de-cuba-envia-mensagem-de-solidariedade-a-cupula-dos-povos

Presidente de Cuba envia mensagem de solidariedade à Cúpula dos Povos

Havana, 10 de jun (Prensa Latina) O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, agradeceu hoje aos participantes da Cúpula dos Povos sua solidariedade com os países excluídos de uma reunião regional convocada pelos Estados Unidos.

Numa mensagem audiovisual enviada aos participantes do evento, que organizações progressistas desenvolvem paralelamente à IX Cúpula das Américas, o presidente disse que a solidariedade fez com que este evento não fosse o que seus patrocinadores pretendiam.

A solidariedade não é apenas um princípio inseparável da prática revolucionária. É a arma mais formidável para aqueles de nós que acreditam no poder das massas, disse ele.

Ele pediu para expressar a mais sincera gratidão aos governos da região que se opuseram fortemente à exclusão de Cuba, Venezuela e Nicarágua da reunião realizada em Los Angeles, Califórnia.

Díaz-Canel expressou reconhecimento especial ao Presidente Andrés Manuel López Obrador do México, ao Primeiro Ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves; os presidentes da Bolívia, Luis Arce e de Honduras, Xiomara Castro.

Ele estendeu sua gratidão a muitos outros líderes e chefes de delegações caribenhas e latino-americanas que, durante a própria Cúpula, rejeitaram a exclusão de Cuba e o bloqueio criminoso contra nosso povo.

Díaz-Canel lembrou as tentativas de isolamento e agressão contra Cuba, que também são aplicadas contra a Venezuela e a Nicarágua, países que não foram convidados para a reunião regional.

O presidente antilhano disse que a luta desses povos é justamente contra a Doutrina Monroe, que continua sendo o guia e o foco político dos Estados Unidos para a região.

Ele acrescentou que também é contra as políticas imperiais de sanções e punições para os governos que não se submetem a ela e a pretensão de políticos norte-americanos de se estabelecerem como policiais e juízes supremos.

Onde houver povos em luta, sempre haverá Cuba, destacou Díaz-Canel, acrescentando que onde quer que esteja Cuba, haverá povos em luta.

oda/jfs/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES