O programa do recital, que terá lugar na Basílica Menor do Convento de São Francisco de Asís, propõe uma seleção de sonatas de Igor Stravinsky, Franz Schubert e Franz Liszt, bem como o Esboço nº 5 Amelia Peláez dedicado a Salomão Mikowsky, do compositor cubano Leo Brouwer.
A nomeação acontecerá após uma jornada acadêmica marcada pela master class de Gerstein, que participará das trocas pedagógicas sobre a arte de tocar piano, iniciadas com o colóquio dirigido a professores e alunos cubanos.
Reconhecido por sua capacidade de combinar as tradições musicais da Rússia, Estados Unidos e Europa, Gerstein tem uma curiosidade insaciável que o levou a dividir o palco com grupos e instrumentistas de todo o mundo e explorar um vasto espectro de repertórios novos e antigos , analisa o programa do evento.
Da mesma forma, o texto destaca sua técnica poderosa e inteligência perspicaz, elementos que o posicionam no topo de sua profissão, juntamente com figuras da França, China, Coreia do Sul, Egito, Grécia e Ucrânia, que distinguiram o encontro que começou no último dia 24 de maio.
Nos dias anteriores subiram ao palco Inesa Sinkevych, Wael Farouk, Alexandre Moutouzkine, Katia Skanavi, Yeontaek Oh e Guangshou Tian, cujos recitais alternaram com os cubanos Marcos Madrigal, Ernesto Oliva, Malva Rodríguez, Christian Pérez, Daniel Rodríguez e Sofía Iraola.
O repertório internacional inclui obras de Inesa Sinkevych, vencedora do Prêmio Nacional de Música, Brouwer e seu conterrâneo Ernesto Oliva, além de uma seleção de peças de herança cubana composta por Roberto Valera, Juan Piñera, José María Vitier e Aldo López-Gavilán com o acompanhamento da Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba.
Organizado pelo Escritório do Patrimônio Musical Esteban Salas e pelo Escritório do Historiador da Cidade de Havana, a temporada de concertos ofereceu quase 20 apresentações, juntamente com master classes estreladas por artistas de nove nações.
O projeto nasceu há uma década, quando o músico Salomón Mikowsky e o historiador da cidade de Havana Eusebio Leal concordaram em fundar um espaço de encontro cultural entre pianistas de Cuba e do mundo.
char /lbl/glmv