“Enche-nos de alegria saber que a Prensa Latina, como meio alternativo para a região e o mundo, continua sendo um farol de luta e resistência para manter em voz alta e retumbante a verdade e a luta dos povos”, diz a mensagem.
O texto desejava sucesso ao grupo da agência e sobretudo ao povo cubano, “por ter um meio que como luz de esperança e justiça midiática consegue alcançar todo o hemisfério para se posicionar como a referência número um a ser levada em consideração conta em nossas informações auto-cotidianas.
O comunicado do CREI, enviado por seu diretor Manuel Espinoza, destaca que a Prensa Latina (PL) é uma referência informativa para a luta dos povos há mais de seis décadas, por ser um veículo de imprensa antiimperialista e internacionalista, inspirado em Fidel Castro, Ernesto Che Guevara e jornalistas como Jorge Ricardo Masetti e Rodolfo Walsh.
“Esta agência tem acompanhado todas as lutas pela libertação dos condenados da terra na Ásia, África, América Latina e até mesmo no coração do império”, sublinha a carta.
Da mesma forma, destaca que o povo nicaraguense sempre teve um fiel aliado no PL desde os tempos da luta contra a tirania de Somoza, passando pela gloriosa década de 1980 do século passado, a longa noite neoliberal da década de 1990 e a continuação do movimento revolucionário canteiro de obras desde 2007.
Nesse sentido, referiu-se ao trabalho da agência durante todos esses anos na terra de Sandino, onde denunciou as agressões ao povo nicaraguense, mas também divulgou suas conquistas e vitórias que muitas vezes são silenciadas pela imprensa ocidental.
“Na terceira década do século XXI, a Prensa Latina continua contribuindo com firmeza e vigor para a construção do projeto de Bolívar, Martí e Sandino para toda a Abya Yala no nascente mundo multipolar e pós-ocidental como a Revolução Cubana, vida longa e muitas outras vitórias”, conclui a mensagem.
A Prensa Latina foi fundada em 16 de junho de 1959, como a mídia alternativa para combater as campanhas midiáticas infundadas contra a nascente Revolução Cubana.
carro /ybv/glmv