Envole-moi, seu título em francês, é uma coprodução com a Itália, dirigida por Christophe Barratier e com papéis principais assumidos por Víctor Belmondo e Gérard Lanvin e conta a história do folião Thomas e a transformação de sua vida após cuidar de Marcus , um menino de 12 anos.
Segundo Antonio Mazón, crítico e promotor de cinema, a amostra escolhida para esta 23ª edição é diversificada, divertida e interessante e inclui 14 filmes de ficção, dois documentários e três longas-metragens de animação.
O especialista também destacou a exposição do material Poetas del Cielo, um esforço conjunto entre México, Brasil e França, dirigido em 2019 por Emilio Maillé e no mundo da pirotecnia, com foco nos criadores mais relevantes dessa disciplina e sua criatividade e processo emocional.
De acordo com a sinopse, a obra retrata a paixão vivida pelos artistas, descobre as festividades associadas a esta prática cultural e transporta inconscientemente o espectador para uma reflexão sobre a vida e a salvaguarda da memória histórica.
Mazón identifica como outro dos momentos especiais do outdoor do evento a retrospectiva dedicada ao diretor franco-grego Costa-Gravas, na Sala Alfredo Guevara do Colégio de San Gerónimo, e com títulos como: Os trilhos do crime, A confissão e A capital.
O festival envolve a embaixada de Paris em Havana, o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, o projeto Cinemania e seus fundadores Nouredine Essadi e Christophe Barratier, a Cinemateca Cubana e empresas da nação europeia.
jf/dgh/ls