A estrela, em sua fase plena, será 17% maior e 30% mais brilhante que o normal nesta ocasião, de acordo com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).
De acordo com informações da entidade, quando a distância entre a Terra e seu satélite natural está em seu ponto mais próximo, ela é chamada de perigeu, enquanto o caso oposto é chamado de apogeu.
As super luas, acrescentou a National Geographic, ocorrem somente quando a fase de lua cheia coincide com seu perigeu, ou seja, quando atinge seu ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.
A revista esclareceu que o apelido para o mês de junho, morango, não se refere a uma suposta mudança na cor do satélite, mas está ligado à agricultura no hemisfério norte, pois foi justamente nesta época do ano que os povos originais dos Estados Unidos e do Canadá viram morangos em flor.
Segundo especialistas, para ver a Super lua em 14 de junho, basta olhar para o céu após o pôr-do-sol, mas se você não souber os detalhes a serem observados, os neófitos podem não notar a diferença entre ela e uma lua cheia normal.
acl/ifs/bm