“A Prensa Latina foi fundada para tornar o mundo consciente do modelo cubano de desenvolvimento e das causas justas dos povos da América Latina e de outras partes do mundo. Fiel a esse espírito num século 21 tempestuoso, a agência honra seu passado e segue seu caminho e sua missão”, disse em uma declaração.
Em comunicado, o doyenne de solidariedade com Cuba na França e um dos mais antigos do gênero na Europa e no mundo, após sua criação em 1961, lembrou em um comunicado os promotores do meio, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, e seu primeiro diretor, Jorge Ricardo Masetti.
A Prensa Latina nasceu em 16 de junho de 1959, poucos meses após o triunfo da Revolução Cubana, e com sua sede em Havana tem escritórios em 40 países em quatro continentes, de onde transmite 400 despachos diários em vários idiomas.
Como associação de solidariedade, expressamos nossa gratidão à agência por seu acompanhamento de mobilizações, intervenções públicas e outras atividades, dando-lhe um eco nacional e internacional, disse a França Cuba.
Também saudou o profissionalismo de seus jornalistas e correspondentes, e os parabenizou.
oda/wmr/bm