Até altas horas da noite neste país, centenas de pessoas ainda comemoravam a vitória por 1 a 0 da seleção costarriquenha contra a neozelandesa no Qatar, na partida de repescagem que deu a última passagem para a primeira Copa do Mundo sediada em um país árabe.
Centenas de torcedores costarriquenhos se reuniram pouco antes do meio-dia de terça-feira, quando a partida começou, para não perder nenhum detalhe daquela partida decisiva para este país, onde o futebol é mais do que o esporte nacional.
Ao longo do desafio, os presentes entoaram Oe, oe, oe, ticos, ticos, o hino dos torcedores de apoio aos seus jogadores de futebol, embora também tenham sofrido excessivamente porque os neozelandeses venderam caro a derrota, com ataques constantes, maior posse do bola e mais chutes a gol.
Milhares de costarriquenhos lotaram os principais locais de festa deste país após o apito final que lhes garantiu presença na terceira Copa do Mundo consecutiva e sexta em toda a história do futebol daquele pequeno país centro-americano, desde que estiveram na Itália 1990, Coréia-Japão 2002, Alemanha 2006, Rio de Janeiro 2014 e Moscou 2018.
Embora o Governo tenha concedido apenas uma hora extra (duas no total) de almoço aos funcionários públicos para que pudessem assistir à reunião, muitos deles não regressaram aos seus trabalhos e estão em algum dos pontos tradicionais deste país para celebrações, sejam eventos esportivos ou políticos.
A principal delas é a rotatória Josefina da Fuente de la Hispanidad, onde milhares de Ticos já comemoram a classificação da Copa do Mundo. A festa, como já foi em outras ocasiões, vai durar até depois da meia-noite e até o amanhecer.
Logo após a vitória, o presidente Rodrigo Chaves parabenizou os integrantes do time de futebol, enviando-lhes um abraço e um profundo agradecimento da Casa Presidencial aos nossos heróis que mais uma vez colocaram a Costa Rica em uma copa do mundo de futebol.
Em um vídeo distribuído pela assessoria de imprensa da Casa Presidencial, Chaves destacou que “Garotos, a Costa Rica vibra de emoção graças ao suor de todos vocês. Derrotaram a Nova Zelândia na primeira repescagem intercontinental que vencemos para ir a uma Copa do Mundo”.
Na fase classificatória do Qatar 2022, a Costa Rica está no Grupo E, chamado de grupo da morte, junto com Espanha, Alemanha e Japão.
oda/ale/cm