Os maiores são registrados nas costas de Jutiapa; Champerico, Rethalhuleu; Esquipulas, Chiquimula; e na fronteira de Tecún Umán, San Marcos.
O relatório do Conred relata graves inundações nos municípios de Moyuta e na capital departamental (Jutiapa), bem como em San Marcos.
Houve também três deslizamentos de terra no departamento de Alta Verapaz, dois em Huehuetenango e um em Quiché, segundo a fonte.
Outro incidente com grande impacto no tráfego de veículos ocorreu no quilômetro 15 da rota para o Pacífico, jurisdição de Villa Nueva, nesta capital, onde um deslizamento causou longas filas e forçou a abertura de uma pista reversível.
As vias mais afetadas, segundo o porta- voz da Polícia de Trânsito Municipal, Amílcar Montejo, são a Calzada Aguilar Batres, Avenida Hincapié, Avenida Petapa, 20 calle zona 10 e Boulevard San Cristóbal na zona 8 de Mixco.
Montejo prevê um cenário complicado para os próximos dias, já que o desabamento causa colapso de veículos em Villa Nueva, Cidade da Guatemala e municípios vizinhos.
O balanço mais recente da atual estação chuvosa elevou para 18 o número de mortos e três desaparecidos em decorrência de deslizamentos e enchentes de rios; enquanto há 552.846 pessoas afetadas desde o último dia 10 de abril.
Em termos de infraestrutura, 116 residências estão em risco e 37 com danos graves, oito escolas são afetadas, além de 88 rodovias e sete pontes.
O Instituto Nacional de Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) indicou em boletim que as condições de instabilidade persistirão em todo o território nacional e chamou a atenção para 10 rios devido ao aumento do nível das águas. Três fenômenos tropicais que se movem pelo Atlântico e Pacífico na costa da América Central causarão chuvas intensas, alertou a entidade científica.
As maiores acumulações são esperadas na região de Bocacosta, na Faixa Transversal Norte, nos vales leste e Pacífico, detalhou Insivumeh.
As condições atmosféricas, alertaram os especialistas, favorecem inundações, deslizamentos de terra, desabamentos, colapso estrutural, queda de árvores e lahars na cadeia vulcânica.
oda/mmc/cm