A Cadeia Meteorológica colocou os territórios de Haute-Garonne, Gers, Gironde, Gironde, Landes, Lot-et-Garonne, Pyrénées-Atlantiques, Hautes-Pyrénées, Tarn e Tarn-et-Garonne sob o segundo mais alto nível de vigilância, com um apelo às suas autoridades e população para que permaneçam vigilantes contra o aumento drástico do mercúrio dos termômetros.
Cada episódio canicular como o previsto até o fim de semana, o segundo em menos de um mês, suscita preocupações, especialmente para as pessoas mais vulneráveis, incluindo os idosos e os doentes crônicos.
O governo emitiu recomendações, incluindo permanecer hidratado e em lugares frios e evitar exercícios pesados e álcool.
No dia anterior, a primeira-ministra francesa Élisabeth Borne disse que o governo foi mobilizado para proteger os mais vulneráveis.
Enquanto isso, a porta-voz do governo Olivia Grégoire anunciou que o Conselho de Ministros discutiu ontem a chegada da onda de calor, o que é incomum para esta época do ano, e aprovou um plano de 500 milhões de euros para fornecer às cidades e seus centros urbanos as condições para enfrentar as altas temperaturas, ligadas ao impacto da mudança climática.
Cada episódio canicular em solo francês traz de volta memórias tristes, especialmente o de 2003, que ceifou pelo menos 15.000 vidas.
oda/wmr/bm