A nota indica que o aumento das infeções começou a refletir-se nos hospitais que hoje aumentaram a sua ocupação em um ponto percentual, situando-se em quatro por cento para os leitos gerais e dois por cento para os com ventilador.
Acrescenta que esse aumento tem origem em casos confirmados por exames laboratoriais. O acumulado desde o primeiro caso ocorrido em fevereiro de 2020 é de 5.843.190 pessoas que tiveram a doença, das quais 325.271 morreram.
O registro oficial mostra que no último mês, a cada semana, a média diária de pessoas confirmadas como portadoras do vírus SARS-CoV-2 aumentou quase cinco vezes. Dos 849 que estiveram no período de 8 a 14 de maio, subiram para 4.741 entre 5 e 11 de junho, informa a secretaria.
O comunicado registra ainda: 712.352 casos suspeitos, 9.654.945 negativos, 43.184 casos ativos estimados, sendo que na distribuição por sexo predominam as mulheres com 52,2 por cento dos infetados.
Por outro lado, lembrou que a partir desta quinta-feira começa o registro para a vacinação das crianças a partir dos cinco anos.
Na última terça-feira, o subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde, Hugo López-Gatell, informou que em uma primeira etapa, o governo federal vai comprar oito milhões de doses, que devem chegar ao país nesta semana e a partir da próxima começar a aplicá-las.
mem/lma / fav