O presidente da Câmara de Comércio e Investimento do Afeganistão (ACCI), Mohammad Younes Momand, disse que um memorando de entendimento será assinado na Câmara de Comércio da Rússia, refletiu o portal de notícias TOLO.
Momand acrescentou que a Rússia e o Afeganistão têm estreitos laços comerciais, culturais e sociais.
O objetivo é manter relações comerciais com todo o mundo, inclusive com a Rússia, com a qual temos relações amistosas, disse.
Enquanto isso, o Ministério da Agricultura, Irrigação e Pecuária declarou que o Afeganistão careceria de mais de dois milhões de toneladas de trigo este ano e está em contato com outros países para importar esse alimento.
“Este ano precisamos importar cerca de dois milhões de toneladas de trigo do exterior, mas temos acordos oportunos com nações estrangeiras”, disse Mesbah-uddin Mustaeen, porta-voz daquele ministério.
De acordo com a Câmara de Agricultura e Pecuária, a estiagem reduzirá a produção de trigo este ano, e os comerciantes terão que preencher a lacuna.
“É preciso pavimentar o terreno para que eles possam ir ao Cazaquistão e comprar de empresários para que o comércio entre os dois países possa continuar e o problema da nação possa ser resolvido”, disse Mirwais Hajizada, membro da Câmara de Agricultura e Pecuária.
O Afeganistão precisa de sete milhões de toneladas de trigo por ano, das quais menos de cinco milhões são produzidas no país, segundo a Câmara de Comércio e Investimento.
mem/abm/ls