Falando por vídeo link para o Fórum de São Petersburgo na Rússia, ele enfatizou sua total confiança no desenvolvimento da segunda maior economia do mundo e reiterou seu compromisso de abrir ainda mais as portas para seu mercado.
Comentou os planos de Beijing de expandir a cooperação internacional no contexto do projeto Rota da Seda e Cinto, bem como de trabalhar com Moscou e outros governos para explorar oportunidades e contribuir para o progresso do mundo.
Entretanto, Xi apelou para a prática do verdadeiro multilateralismo, aderindo ao princípio do respeito mútuo, construindo uma economia aberta e dando voz aos mercados emergentes a fim de alcançar um desenvolvimento mais equilibrado, inclusivo e coordenado.
Pediu o fortalecimento das parcerias, o avanço da globalização econômica e a rejeição de qualquer tentativa de dissociar as relações comerciais, interromper as cadeias de abastecimento e impor sanções unilaterais para pressionar outros países.
O líder chinês também apelou para a remoção das barreiras aos negócios, enfrentando as crises energética e alimentar, e focando na inovação científica e tecnológica à medida que a recuperação global se inicia.
Além de Xi, a sessão plenária do 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo foi dirigida pelos presidentes Vladimir Putin (Rússia), Abdel Fattah El-Sisi (Egito), Kassym Khomart K. Tokayev (Cazaquistão).
mv/ymr/bm