Damasco, 18 jun (Prensa Latina) Uma falha ocorrida na subestação de transformação da usina de al-Zara, na província central de Hama, deixou todas as províncias sírias sem eletricidade por quase 12 horas.
A interrupção fez com que as duas unidades geradoras da usina ficassem fora de serviço e, consequentemente, uma queda acentuada na frequência que levou outras usinas do país a pararem para proteger o sistema nacional de possíveis falhas, informou o Ministério da filial. agência SANA.
Assegurou que um grupo de técnicos se deslocou de imediato às instalações para efetuar as reparações necessárias e que a corrente eléctrica começou a ser restabelecida gradualmente.
O serviço de eletricidade no país tem sofrido uma notável deterioração nos últimos anos, mesmo a falta de energia na capital Damasco chega a 17 horas por dia, enquanto nas áreas rurais sobe para 20.
Segundo dados do governo, cinco das 11 usinas que a Síria tinha antes da guerra foram destruídas por terroristas.
Antes de 2011, o país gerava nove mil megawatts e esse valor foi reduzido para apenas 900 em 2015, e depois passou para 2.200, enquanto atualmente são necessários sete mil megawatts.
As autoridades culpam os Estados Unidos por esta situação, já que suas forças impedem o país de usar seu petróleo e gás, enquanto a maioria das empresas parou de fornecer hidrocarbonetos ao país por medo das sanções de Washington.
car/fm/ans
PL-31
2022-06-18T06:19:00