Nova Delhi, 18 jun (Prensa Latina) As mortes causadas pelas chuvas, inundações e deslizamentos de terra no nordeste da Índia subiram para 55 hoje, enquanto mais de um milhão 890 mil pessoas são afetadas.
De acordo com um boletim da autoridade estadual de gerenciamento de desastres, mais nove pessoas, incluindo duas crianças, foram mortas em incidentes relacionados à chuva no estado de Assam na sexta-feira.
A situação das inundações no nordeste da Índia piorou na sexta-feira, quando chuvas incessantes atingiram partes da região pelo quarto dia consecutivo, deixando seus principais rios transbordando, segundo as autoridades.
Em Meghalaya e Arunachal Pradesh, estradas foram danificadas por deslizamentos de terra e vilarejos estão em grande parte inundados.
Pelo menos 18 pessoas morreram nos últimos dois dias em Meghalaya devido a inundações e deslizamentos de terra.
Vários rios, como o Brahmaputra, Kopili, Paladadiya, Jia-Bharali, Manas e Beki, estão acima do nível de perigo.
A segunda onda de inundações deste ano afetou 2.930 vilarejos em Assam, enquanto 106.677 pessoas se refugiaram em 363 campos de ajuda.
Em Arunachal Pradesh, a água do rio Subansiri submergiu a barragem em construção de um projeto hidrelétrico e parte da rodovia NH-6, que atravessa os estados indianos de Assam, Meghalaya e Tripura, desabou devido a deslizamentos de terra e circulação paralisada.
As Ferrovias da Fronteira Nordeste cancelaram o transporte de curta distância e desviaram vários trens devido ao alagamento das linhas ferroviárias.
car/abm/ans
PL-28
2022-06-18T05:52:51