Havana, 18 jun (Prensa Latina) O Chefe de Estado cubano, Miguel Díaz-Canel, continuará hoje sua viagem pelas oito usinas do país (CTE), em apoio aos esforços que estão sendo feitos para recuperar a geração, informou a Presidência no Twitter .
Díaz-Canel iniciou esta viagem no dia anterior pela região oriental da ilha, onde visitou o CTE Antonio Maceo, de Santiago de Cuba, também conhecido como Renté, e Lidio Ramón, de Felton, em Holguín.
O fato de a Unidade 6 da Renté entrar em operação neste sábado, significa que entramos em vitória, e vitória gera vitória, considerou o presidente.
Não é por acaso começar o passeio aqui porque esta será a primeira reparação que vai ser efetuada no âmbito do processo de manutenção que se faz em centrais essenciais para a produção de eletricidade em território nacional, referiu.
Nesses lugares, Díaz-Canel confirmou o avanço da estratégia de recuperação do sistema elétrico nacional, afetado pelo endurecimento do bloqueio dos Estados Unidos, que dificulta o acesso do país caribenho aos mercados de energia.
Reconheceu também o empenho dos trabalhadores destes centros, aos quais manifestou o agradecimento da população pelo trabalho árduo que realizam para sustentar a procura atual e proceder à manutenção dos blocos em funcionamento.
A palavra heróis não é um elogio para você; consideramos assim, por todo o esforço que estão fazendo em condições de trabalho muito difíceis, disse ele em Felton.
Ele também ponderou a alta preparação dos especialistas, que realizam processos tecnológicos muito exigentes.
O chefe de Estado também esteve presente nesta sexta-feira no CTE Diez de Octubre, em Nuevitas, Camagüey, cujas três unidades geradoras estão em operação e contribuem com 250 MW para o sistema elétrico nacional.
Díaz-Canel anunciou estas rotas na quinta-feira passada, durante uma aparição na televisão na qual explicou a situação energética do país e os esforços que estão sendo feitos para garantir o serviço de eletricidade.
jha/evm/ans
PL-3
2022-06-18T00:03:43