O governo colocou em alerta as províncias do centro e leste como Jiangxi, Anhui e Jiangsu porque nas últimas horas os principais afluentes do Yangtze atingiram volumes recordes de água e a acumulação será maior devido à continuação das chuvas até segunda-feira de manhã.
As previsões apontam para grandes cheias com as suas consequentes cheias, que representam um perigo para as comunidades ribeirinhas daquele rio e as torrentes que o alimentam.
Ao sul, as demarcações de Zhejiang, Anhui, Guangdong, Guangxi, Fujian, Jiangxi, Hunan, Guizhou e Yunnan também estão ameaçadas, pois o Rio das Pérolas e seus afluentes aumentaram o fluxo e as águas atingiram o nível de perigo.
Nas últimas horas, a China registrou mais cinco mortes, um aumento nos milhões de vítimas e perdas econômicas devido às chuvas torrenciais que caem incessantemente e com volumes históricos nas províncias do sul, leste e centro.
As chuvas causaram inundações, desmoronamento de prédios e deslizamentos de terra em muitas cidades e mais fenômenos como esses são esperados porque os solos estão saturados.
mem/ymr/cm