De 20 a 24 deste mês, 50 jornalistas da Colômbia, Panamá, Equador, Uruguai, México e Cuba discutirão as tendências atuais da informação dedicada a este setor.
O seminário acontecerá nessas datas com sede em Havana e visitas ao balneário Varadero, ou para conhecer o famoso cabaré Tropicana, entre outros passeios.
A presidente da Comissão Organizadora do evento, Hilda Prieto, destacou a importância de retomar esta reunião anual após o recesso devido à pandemia de Covid-19.
A convocatória é preparada pela Cátedra de Turismo da União de Jornalistas de Cuba (UPEC), com o objetivo de consolidar o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre a imprensa especializada da América Latina e do Caribe.
Este encontro é organizado pelo Instituto Internacional de Jornalismo José Martí, que prepara cursos e assessoria em informação para a área da América Latina e Caribe.
Os três primeiros dias serão dedicados a palestras e colóquios, com temas como o marketing do turismo pós-pandemia e as estratégias de desenvolvimento em Cuba, o Calendário de atividades e eventos do Turismo-Cultura 2022 e uma conferência sobre Cuba e Caribe.
Além disso, os participantes poderão visitar os hotéis Paseo del Prado e Grand Aston La Habana, onde especialistas do grupo Gaviota explicarão os benefícios de ambas as acomodações.
Da mesma forma, especialistas do Centro Internacional para a Economia Mundial deste país falarão sobre Turismo Resiliente em Cuba e delegados da cadeia espanhola Meliá relatarão sua presença neste arquipélago.
Outras conferências incluirão apresentações do grupo hoteleiro Blue Diamond no Canadá, bem como painéis sobre turismo de desenvolvimento local, com a presença de professores da Faculdade de Turismo da Universidade do Panamá.
Foi anunciado um discurso especial do presidente da Rede Internacional de Jornalistas e Escritores de Turismo, Julio César Debali, também diretor da Revista de Turismo do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
acl/rfc/sc