Até 26 de junho, o Pavilhão de Cuba na capital receberá o evento, com a participação de cinquenta grupos criativos e designers, a maioria deles multidisciplinares, que mostrarão a qualidade de seus produtos e a eficiência de seu trabalho.
O evento se tornará uma plataforma para apresentar a carteira de negócios, bens e serviços das entidades participantes, ao mesmo tempo em que promove intercâmbios a fim de gerar oportunidades de cooperação com instituições cubanas e estrangeiras, ministérios, empresários e outras formas de gestão não estatal.
Organizado pela Génesis Galerías de Arte, o Fórum é baseado em quase cinco anos de vínculos representativos entre especialistas e mais de 200 designers graduados do Instituto Superior de Diseño, cuja experiência serve como garantia para o evento.
Segundo o grupo de gestão do projeto, os bens e serviços incluídos na exposição “são produzidos em Cuba, atendem aos padrões de qualidade e são competitivos nos mercados interno e externo”, incluindo projetos de design integrado, arquitetura, publicidade, têxtil, impressão digital, serigrafia e design gráfico.
Da mesma forma, o diretor da Génesis Galerías de Arte Jorge Alfonso e seu assessor artístico Dannys Montes de Oca, informaram em uma coletiva de imprensa que o evento propõe um espaço teórico, no qual especialistas darão palestras “sobre vários temas associados ao design, comércio exterior, desenvolvimento local, entre outros temas”.
Neste sentido, o Colóquio acolherá as intervenções de personalidades de prestígio na disciplina, como o vencedor do Prêmio Nacional de Design José Alberto (Pepe) Menéndez e o reitor do Instituto Superior de Design Industrial, Sergio Peña Martínez, que discutirá a evolução do design em Cuba e seu estado atual.
A lista de participantes também inclui instituições pertencentes à entidade organizadora, como a Oficina de Serigrafia René Portocarrero, com uma exposição de design gráfico, e a Galería La Nave, com outra proposta de exposição dedicada a mostrar o valor da arte local para a decoração de instalações turísticas.
mv/lbl/bm