Participam mais de 200 representantes de 17 nações, incluindo Cuba, que contribui com a maior parte, Alemanha, Áustria, Colômbia, Espanha, França, Guatemala, Índia, Tanzânia, México, República Dominicana, Suécia, Brasil, China, Peru, Noruega e Canadá.
A diversificação 2022 buscará contribuir para a transformação do agronegócio açucareiro, a partir da aplicação do governo e do sistema de inovação, disse à Prensa Latina a diretora-geral do Instituto Cubano de Pesquisa em Derivados da Cana-de-Açúcar (Icidca), Mariela Gallardo.
É um evento misto (presencial e virtual), de cunho científico e comercial, que vai analisar os resultados das pesquisas dos últimos anos no conhecimento e na introdução de conquistas na produção de açúcar e derivados, acrescentou.
Este primeiro dia inclui a entrega de três palestras, a primeira delas a cargo do diretor-executivo da Organização Internacional do Açúcar (OIA), o guatemalteco José Orive, que tratará sobre as novas tendências do setor açucareiro.
Os dois restantes se referirão à Cana-de-açúcar e à pandemia, o que vem a seguir?, e Bioprodutos, uma abordagem de economia circular voltada para a sustentabilidade agrícola em Cuba, que será apresentada por Manuel Enríquez Poy, diretor geral do Grupo Motzorongo do México, e Ana Nelis San Juan, diretor de Biotecnologia da Icidca, respectivamente.
De acordo com os organizadores, os temas que nortearão as discussões, além da nutrição humana e animal, incluem agricultura canavieira, tecnologia sucroalcooleira e equipamentos industriais, pesquisas sobre fontes renováveis de energia para a indústria açucareira e desenvolvimento de derivados (álcoois, rum, bebidas e sorbitol).
Também abrangem derivados de fibra de celulose e lignina do bagaço de cana-de-açúcar, bioprodutos e fertilizantes orgânicos para agricultura, cadeias de valor e competitividade do açúcar e derivados, mudanças climáticas e gestão ambiental e de qualidade.
O fórum estava inicialmente previsto para 2021, mas foi adiado devido a situação internacional e nacional existente na época devido à pandemia de Covid-19.
Foi precedido pela realização de três oficinas relacionadas a Variedades, sementes e fitossanidade de cana-de-açúcar, Extensão Agropecuária, Bioprodutos e um ativo de Combate Biológico.
Inclui entre suas atividades fundamentais um evento científico e um fórum empresarial
O Icidca, pertencente ao Azcuba Business Group, organiza desde 1983 estes encontros internacionais dedicados a temas relacionados com a cana-de-açúcar, seus derivados e coprodutos.
jf/rs/ls