Sánchez observou em seu relato no Twitter que “os colombianos escolheram a igualdade e a justiça social e ambiental”, em uma “vitória histórica para a esquerda”.
“A Colômbia escolheu um novo presidente, escolheu igualdade, justiça social e ambiental”. Parabéns, Gustavo Petro e Francia Márquez por esta vitória histórica”, disse o primeiro-ministro espanhol, que enviou seus melhores votos à dupla vencedora com o desejo de continuar fortalecendo os laços bilaterais.
Petro e Francia ganharam 50,49% dos votos na votação para levar a esquerda ao poder na Colômbia pela primeira vez na história, vencendo o candidato da extrema-direita Rodolfo Hernández, que ganhou 47,27% dos votos.
Em comunicado oficial, o Ministério das Relações Exteriores espanhol fez uma declaração semelhante, saudando “a abertura desta nova etapa na qual espera trabalhar em estreita colaboração com o novo governo colombiano na construção de políticas sociais, justas e sustentáveis, bem como na construção da paz e do respeito e proteção do meio ambiente”.
Por sua vez, a segunda vice-presidente e ministra do trabalho, Yolanda Díaz, expressou a “alegria e emoção” vinda da Colômbia após o triunfo do candidato de esquerda Gustavo Petro nas eleições presidenciais de domingo. Sánchez e Díaz receberam a Petro separadamente quando ele visitou Madri em janeiro passado. Aqui ele recebeu o apoio total da comunidade colombiana na Espanha, que conta com cerca de meio milhão de pessoas.
“O triunfo histórico de Gustavo Petro e Francia Márquez Mina é uma garantia de um país diversificado, democrático e socialmente justo”, disse Díaz.
em seu perfil no Twitter.
Em suas palavras, a vice-presidente considerou o triunfo transcendental para que “todos os cidadãos colombianos possam Viver Saborosos e em paz”.
Por sua vez, o Secretário Geral da Podemos e Ministro dos Direitos Sociais, Ione Belarra, previu “um horizonte de mudança, futuro e paz para a Colômbia”.
“Esta é uma grande notícia para o povo colombiano depois de décadas de escuridão, que nós em Podemos acolhemos”, acrescentou Belarra.
mem/ft/bm