19 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Paz no centro do novo governo colombiano

Colombia-Gustavo-Petro-paz

Paz no centro do novo governo colombiano

Bogotá, 20 jun (Prensa Latina) O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, assegurou que a mudança, a esperança, o amor e o enorme esforço para vencer nas urnas não seriam justos neste país sem paz.

Ressaltou que o objetivo central de seu mandato será a paz, o que significa que os 10 milhões de eleitores de seu rival nesta votação, Rodolfo Hernández, são bem-vindos em seu governo, inclusive o próprio ex-candidato pode conversar com as novas autoridades sempre que quiser.

“Significa que não vamos sair deste governo para usar o poder para destruir o adversário. Significa que nos perdoamos. Significa que a oposição que teremos, sob as lideranças que eles querem (…) seja sempre bem-vindo ao Palácio de Nariño para discutir os problemas da Colômbia”, destacou.

Em seu discurso no Coliseu Movistar Arena nesta capital, diante de milhares de pessoas, Petro lembrou que hoje não pode acompanhar o clima político que acompanha os colombianos neste século de ódio, de confrontos, literalmente até a morte, de perseguição, de isolamento.

Ele expressou que, sem dúvida, haverá oposição e talvez feroz e tenaz, e talvez não entendamos isso muitas vezes, mas a partir deste governo que se inicia nunca haverá perseguição política, nem perseguição legal, haverá apenas respeito e diálogo.

“É assim que poderemos construir o que há poucos dias chamamos de Grande Acordo Nacional e que já começou a ser construído entre 11 milhões de colombianos (seus eleitores), mas tem que ser entre 50 milhões, tem que estar com toda a sociedade”, afirmou Petro.

Explicou que o Grande Acordo deve começar a ser construído a partir do diálogo regional vinculante, o que significa que o que é decidido regionalmente para acabar com os conflitos violentos, para construir a prosperidade regional se torna norma, se torna obrigatório e se cumpre.

Serão diálogos regionais que nos permitirão olhar o conflito em sua especificidade histórica e levar em conta toda a diversidade, acrescentou.

“Não só a quem levantou as armas, mas a essa silenciosa diversidade de camponeses, indígenas, mulheres, jovens”, diálogos sobre os quais construir as reformas que a Colômbia precisa para poder viver juntos em paz, enfatizou.

Segundo dados do Cadastro Nacional, a fórmula presidencial do Pacto Histórico, formada por Petro e Francia Márquez, obteve 11.281.013 votos na votação deste domingo, para 50,44%.

Enquanto isso, Rodolfo Hernández e Marelen Castillo alcançaram 10.580.412 votos, para 47,31% dos votos válidos.

jf/otf/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES